Reino Unido quer julgar talibãs pelos seus actos

Publicado: 06/09/2021, 17:29
Categoria:

A comunidade internacional deve julgar o regime talibã pelos seus actos e continuar a exercer pressão económica, política e diplomática para evitar que o Afeganistão abrigue terroristas, afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

 

"Julgaremos o talibã pelos seus actos, não pelas suas palavras, e usaremos todas os meios económicos, políticos e diplomáticos para proteger os nossos próprios países do perigo e para ajudar o povo afegão", disse, numa declaração na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.

Johnson defendeu que "se o novo regime em Cabul deseja reconhecimento internacional e acesso aos milhares de milhões de dólares actualmente congelados em contas no estrangeiro, então o Reino Unido e seus aliados irão exigir que cumpram a promessa de evitar que o Afeganistão se torne novamente numa incubadora do terrorismo".

O dirigente britânico entende também que a comunidade internacional deve continuar a insistir para que o novo governo afegão deixe sair do país quem desejar e respeite os direitos das mulheres e raparigas no país.

Os talibãs entraram em Cabul em 15 de Agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em Maio, quando começou a retirada final das forças militares norte-americanas e da NATO, que se encontravam no país desde 2001, na sequência do combate à Al-Qaeda após os atentados terroristas de 11 de Setembro do mesmo ano nos Estados Unidos.

O Reino Unido comprometeu-se a receber até 20 mil refugiados afegãos, tendo transportado cerca de 15.000 nas últimas semanas, aos quais prometeu um visto de residência permanente, cursos de língua inglesa gratuitos e bolsas de estudo. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram