República Dominicana começa a construir muro na fronteira com o Haiti

Publicado: 21/02/2022, 18:29
Categoria:

O Presidente do país, Luis Abinader disse que o muro visa impedir a imigração ilegal, o contrabando de mercadorias e o tráfico de drogas e armas para a República Dominicana.

 

O governo dominicano começou, no domingo, a construir um muro que cobrirá mais de metade da fronteira de 392 quilómetros com o Haiti, único vizinho terrestre, para impedir a migração ilegal e o contrabando de mercadorias, armas e drogas, noticia a Reuters

Embora os dois países partilhem a ilha de Hispaniola, são bastante diferentes em termos de desenvolvimento. Assolado pela criminalidade, o Haiti é uma das nações mais pobres das Américas, enquanto a República Dominicana, um popular destino turístico caribenho, que prosperou nas últimas décadas.

Muitos haitianos cruzam a fronteira clandestinamente em busca de trabalho no campo ou na construção civil na República Dominicana.

“O benefício para ambas as nações será de grande importância”, disse o presidente dominicano Luis Abinader pouco antes de apertar o botão para começar a despejar cimento nas fundações do que será o muro na província de Dajabón, a cerca de 230 quilómetros a noroeste da capital.

Cerca de 500.000 haitianos e dezenas de milhares de seus descendentes vivem na República Dominicana, uma nação de língua espanhola de cerca de 11 milhões de pessoas, de acordo com a mais recente pesquisa de imigração realizada em 2018.

Abinader estimou que o muro na fronteira reduzirá o contrabando de mercadorias comerciais, armas e ajudará a combater o crime organizado em ambas as nações.

O país visa construir um muro de 164 quilómetros, antes do aniversário da independência da República Dominicana do Haiti em 27 de fevereiro de 1844. Abinader disse que a primeira fase do projeto será concluída no máximo em nove meses.

O muro de cimento de 20 centímetros de espessura encimado por uma malha metálica terá 3,9 metros de altura e terá fibra ótica para comunicações, sensores de movimento, câmeras, radares e drones.

O projeto também inclui a construção de 70 torres de vigia e 41 portões de acesso para patrulhamento. (RM-NM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram