
Malawi perde cerca de 32.000 hectares de floresta por ano, tornando-se no segundo país da África com a maior taxa de desflorestação.
Este número, representa que o Malawi está a perder 5,6% do seu PIB devido aos danos ambientais, de acordo com os dados avançados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
A coordenadora do programa de Negócios Inclusivos e Verdes do PNUD, Cinzia Tecce, descreveu estes danos ambientais como alarmantes, e apelou ao governo a accionar um plano de emergência para contornar a situação.
Falando na cerimónia do lançamento da Janela 2 da terceira ronda do Mecanismo de Transição Económica Verde, que oferece apoio financeiro a empresas do sector privado que implementam projectos de conservação ambiental, Cinzia Tecce, explicou que o PNUD já está a desempenhar a sua parte, na prestação de apoio financeiro a empresas privadas para promoverem soluções empresariais sustentáveis.
São empresas que deverão apresentar soluções que abordem desafios ambientais como a desflorestação, a perda de biodiversidade, o acesso à electricidade e a erosão dos solos.
É ainda notícia no Malawi, a suspensão temporária pelo Tribunal de Magistrados de Lilongwe, das buscas policiais na residência do antigo presidente, Lazarus Chakwera.
Na semana passada, agentes da polícia, cercaram e invadiram por algumas vezes a residência de Chakwera, devido a alegações de que ele mantém ilegalmente quatro cães de segurança adquiridos pelo Estado, para a protecção presidencial.
De acordo com a polícia, os 4 cães, teriam sido transferidos para a custódia de Chakwera sem autorização, alegando configurar posse ilegal de propriedade do Estado e representar um potencial risco à segurança do actual presidente da república.
O caso foi analisado pelo juiz Robert Botha, que decidiu suspender as buscas na casa do antigo estadista malawiano, até ordem contrária. (RM Blantyre))



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.