
A Universidade Joaquim Chissano (UJC) e a Fundação Moreira Chonguiça assinaram recentemente, um Memorando de Entendimento para implementação de um programa de formação em diplomacia cultural.
No quadro do acordo assinado pelo Prof. Doutor João Gabriel de Barros, Magnífico Reitor da Universidade Joaquim Chissano e Moreira William Chonguiça, Presidente da Fundação, inclui-se a criação de um museu cujos principais produtos de exposição, sejam os diversos artigos nacionais que contribuam para a promoção de uma diplomacia cultural reforçada e sistemática de Moçambique.

“ Esta é uma janela que poderá trazer benefícios para os governos distritais, provinciais e centrais, na qualidade de agentes primários de implementação de iniciativas de diplomacia cultural e de nation-branding. Através da Fundação e Universidade serão feitos estudos, recolha de informação pertinente para a produção dos materiais desejados. A vasta equipa da Fundação vai trabalhar conjuntamente com a Universidade Joaquim Chissano na materialização desde acordo”, explica Moreira Chonguiça.

O Reitor da Universidade Joaquim Chissano, Prof. Doutor João Gabriel de Barros, afirma: “Pretendemos com a assinatura deste memorando criar condições para a realização de diversas actividades, dentre as quais destacamos a criação de um Museu da diplomacia cultural, desenhar programas de treinamento a dirigentes e agentes do Estado, representantes do sector privado, académicos, organizações da sociedade civil e todos demais interessados. Vamos igualmente organizar conferências, colóquios para potenciar os moçambicanos na capacidade de recontar a sua própria história, atraindo investimento estrangeiro, melhorando a reputação internacional de Moçambique”.



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.