
Mil e seiscentos e quatro cidadãos moçambicanos do distrito de Mossurize, em Manica, que se refugiaram para o campo de Tongogara, no Zimbabwe, devido a tensão político-militar 2016 começam a retornar, hoje, ao país.
Os cidadãos refugiaram-se para o país vizinho entre 2016 e 2018 e vão regressar ao país em três grupos, sendo que o último deverá chegar no próximo domingo.
Segundo ao administrador do distrito de Mossurize, Abdul Zacarias, os refugiados vão retornar ao país através da fronteira de Espungabera e dos postos de travessia simplificados de Chicuecuete e Garágua.
Abdul Zacarias afirma que o governo, através do Instituto Nacional de Apoio aos Repatriados de Guerra e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), criou as condições para o acolhimento, incluindo kits de alimentação, abrigo e insumos agrícolas, para a reintegração.
Os regressados serão acolhidos em três campos transitórios localizados nas escolas de Gungunhana, Tungo Tungo e Chicuecuete, no distrito de Mossurize.(RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.