Nampula debate estratégias para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional

Publicado: 11/12/2025, 12:55
Categoria:

Em Nampula, o Conselho Provincial de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN), está reunido para debater estratégias para o fortalecimento e implementação da segurança alimentar e nutricional.

O governo, parceiros estratégicos e a liderança comunitária estão sentados para propor estratégias para pôr a província mais populosa do país, longe dos números críticos da desnutrição crónica.

Esta semana, Nampula acolheu o seminário “Conectando Politicas e Pessoas: Fortalecendo a Implementação da Segurança Alimentar e Nutricional”.

No encontro, os participantes garantiram que apoiar mais iniciativas das raparigas e mulheres, pode colocar Nampula fora da desnutrição.

Falando no encontro, a gestora de género na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nampula, (ACIANA) Estefânia Mário, disse que o fim da desnutrição no distrito de Nampula, actualmente a rondar em cerca de quarenta mil habitantes, e que afecta na sua maioria, crianças das regiões sub-urbanas como Namigonha, Napure e Saua-Saua, perfazendo perto de quarenta por cento da população, carece além de implementar leis, também, em potenciar as actividades económicas das mulheres, pois estas são as provedoras, na maior parte, das suas famílias.

Outrossim, considera Estefânia Mário, devem se multiplicar esforços no que toca a sua literacia nutricional por considerar que a mulher, é quem confecciona os alimentos nos lares, sabendo que alimentos trarão benefícios nutricionais á família e a comunidade.

Promovido pela CARE, organização não-governamental internacional, através do programa CASCADE, o seminário “Conectando Politicas e Pessoas: Fortalecendo a Implementação da Segurança Alimentar e Nutricional”, visou, ainda, munir as organizações da sociedade civil que actuam na componente de segurança alimentar e nutricional, em ferramentas de intervenção comunitária para responder com os desafios de combate a desnutrição.

Por seu turno, o gestor do programa CASCADE, Cláudio Sixpence, enalteceu o momento, de oportunidade para a revisão de normas, estratégias e resultados, e sobretudo, das políticas de intervenção, tendo, por isso, dito que augura, ver melhoradas as acções de intervenção a partir da base como forma de reverter o fenómeno de desnutrição.

Presente na ocasião, o Secretário Permanente do distrito de Nampula, Orlando Dias, explicou que apesar dos números que perfazem a triste realidade da desnutrição na região, há acções tendentes a reduzir este mal, onde para já, espera-se que dos actuais quarenta por cento de casos, possam, até dois mil e trinta, reduzir para dez por cento. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram