
O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Manuel Guilherme Júnior, apela à comunidade académica para trabalhar em conjunto na construção de um futuro digital em Moçambique.
O pedido surge no âmbito da mesa redonda realizada esta terça-feira, em Maputo, sob lema O papel da UEM no desenvolvimento das TIC em Moçambique ao longo dos 50 anos de Independência nacional.
Manuel Guilherme Júnior, citou os avanços da Universidade Eduardo Mondlane e destacou o reposicionamento estratégico da instituição com vista adaptar se aos modelos modernos de transferência de conhecimento.
O Reitor ad UEM destacou ainda que ao longo de cinco décadas, a Universidade Eduardo Mondlane desempenhou um papel decisivo na construção das bases tecnológicas que, hoje, sustentam muitos dos sistemas informáticos, redes académicas, iniciativas de formação e infraestruturas digitais existentes no país.
Já o Diretor do CIUEM, Luís Neves Domingos, salientou que a mesa redonda foi um pretexto de oportunidade para reforçar a ligação entre gerações com a presença dos antigos Directores, lado a lado com as actuais equipas, estudantes e parceiros, o que simboliza continuidade, compromisso e responsabilidade com o futuro.

No encontro foram partilhadasexperiências vividas e desafios pelos antigos directores do centro de informática da UEM, assim como os marcos relevantes na trajectória das TIC em Moçambique, os desafios e perspectivas futuras no contexto da transformação digital.
Na ocasião também foram homenageados aos antigos directores do CIUEM pelo reconhecimento do seu papel no desenvolvimento das TIC enquanto gestores.
Teresa Alfaro Cardoso foi um primeira a ser homenageada. Ela que dirigiu o CIUEM no período 1989 -1992) considera a iniciativa um momento de reflexão da história do CIUEM.
O Engenheiro, Francisco Mabila Chamango, que dirigiu o CIUEM durante 10 anos (2007-2017), enalteceu a iniciativa e a destacou o empenho da instituição em acompanhar as novas dinâmicas como o caso da Inteligência Artificial.
A homenagem póstuma foi para o Professor Venâncio Simão Massingue. O Reitor da UEM disse que os feitos de Venâncio Massingue ultrapassam os limites institucionais.
O encontro foi realizado no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional destacando o papel da UEM no desenvolvimento das TIC em Moçambique. (X)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.