
O Sector de Educação em Nampula diz que ainda não há condições para eliminar o Curso nocturno e transferir os alunos para o ensino à distância, este ano.
O facto deve-se às limitações de infra-estrutura e recursos para suportar o ensino à distância de forma eficaz.
O director provincial de Educação, em Nampula, Wiliamo Tuzine, explicou que pela complexidade da província, a eliminação do curso nocturno deve ser gradual.
Disse que este ano, a província de Nampula vai dedicar-se em criar mecanismos eficazes para que os alunos estejam organizados para a adesão ao ensino à distância.
Tuzine recorda-se que a eliminação do curso nocturno em Moçambique é uma decisão do Ministério de Educação e Cultura que visa reduzir gastos e melhorar a qualidade do ensino.
O Governo moçambicano decidiu redimensionar o Turno Nocturno no Ensino Secundário, determinando a transição dos alunos desta modalidade para o Ensino à Distância, a partir do ano lectivo de 2026, através do Programa de Ensino Secundário à Distância (PESD).
A decisão consta de um Despacho emitido ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 7/2025, de 6 de Fevereiro, e resulta de uma avaliação ao funcionamento do Turno Nocturno, que, apesar do seu papel histórico no acesso de jovens e adultos trabalhadores à educação, enfrenta actualmente limitações significativas.
Entre os principais constrangimentos identificados estão os elevados custos financeiros, o baixo aproveitamento pedagógico, os riscos acrescidos de segurança e a inadequação face às novas exigências educativas e do mercado de trabalho.
De acordo com o documento, todos os alunos do Ensino Secundário do Subsistema de Educação Geral que frequentam o Turno Nocturno em instituições públicas passarão a ser atendidos exclusivamente na modalidade de Ensino à Distância.
As novas matrículas para esta modalidade ficarão igualmente vinculativas ao PESD.
O Governo destaca o Ensino à Distância, consolidado através do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA) e actualmente em expansão a nível nacional, como uma alternativa viável, segura, flexível e sustentável. Esta modalidade promete maior eficiência na utilização de recursos, melhoria da qualidade pedagógica e maior equidade no acesso ao ensino. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.