Malawi: Chegada da ajuda humanitária da União Europeia avaliada em € 200 mil

Publicado: 02/02/2026, 9:29
Categoria:

União Europeia disponibiliza 200 mil euros em ajuda humanitária ao Malawi para fazer face às necessidades urgentes das 163.274 pessoas afectadas pelas recentes cheias.

O apoio, foi direccionado à Save the Children e a Cruz Vermelha do Malawi, para garantir a prestação eficaz de assistência essencial, como transferências monetárias, água, serviços de saúde e saneamento, além de outras intervenções.

A UE também apoiará a Cruz Vermelha do Malawi no fornecimento de artigos para abrigo e assistência financeira.

Entretanto, a Associação Consultiva de Empregadores do Malawi, propôs um aumento de 25% do salário mínimo geral para restaurar parcialmente o poder de compra dos trabalhadores, corroído pela inflação.

A agremiação, propõe um aumento do salário mínimo geral de 126.000 kwachas, cerca de 4,600 meticais para 157.500 kwachas, cerca de 5,700 meticais.

A Associação Consultiva de Empregadores do Malawi, aponta os recentes aumentos dos preços dos combustíveis e das tarifas da electricidade como os factores que elevaram os custos de produção no sector da agricultura comercial.

O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Camiões do Malawi, Francis Mkandawire, também apelou a um aumento, afirmando que propuseram um salário mínimo de 600.000 kwachas, cerca de 21.800 meticais para cobrir o aumento do custo de vida.

Os dados do Centro de Preocupação Social mostram que o custo de vida médio nacional, aumentou para 938.841 kwachas cerca de 34 mil meticais por mês, devido ao incremento dos impostos sobre os alimentos e do imposto sobre o valor acrescentado.

O professor de Economia da Universidade do Malawi, Edward Leman, afirmou que os recentes aumentos de preços, corroeram significativamente o poder de compra dos trabalhadores, especialmente àqueles que têm baixos rendimentos.

Alertou ainda que os aumentos salariais excessivos, podem elevar os custos operacionais dos empregadores, facto que pode ser repercutido nos consumidores através de preços mais elevados, alimentando assim a inflação e criando um ciclo vicioso de desafios económicos. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram