
Donald Trump deixou uma mensagem "a todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de droga e de humanos" na Truth Social. Pede que considerem o espaço aéreo da Venezuela "encerrado".
Donald Trump deixou, este sábado, uma mensagem na sua rede social, a Truth Social, onde pediu para se considerar o espaço aéreo da Venezuela como "encerrado".
"A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor, considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado pela atenção!", escreveu o presidente dos Estados Unidos.
Recorde-se que o governo venezuelano cumpriu a ameaça e revogou, na semana passada, as licenças de operação de várias companhias aéreas internacionais, entre as quais a TAP, acusando-as de se "unirem aos actos de terrorismo" promovidos pelos EUA.
Horas depois do prazo estipulado pelas autoridades venezuelanas às companhias aéreas, o Ministério dos Transportes da Venezuela e o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) do país anunciaram na quarta-feira a decisão, que afecta a Iberia, a TAP, a Avianca, a Latam Colombia, a Turkish Airlines e a Gol.
Estas companhias tinham cancelado voos de e para Caracas depois de a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) ter recomendado, na passada sexta-feira, que as companhias aéreas comerciais "exercessem extrema cautela" ao sobrevoar a Venezuela e o sul das Caraíbas devido ao que considera "uma situação potencialmente perigosa na região".
Venezuela revoga autorização de tráfego aéreo à TAP (e outras companhias)
O governo da Venezuela revogou autorizações de tráfego aéreo a cinco companhias aéreas, entre as quais a TAP e a espanhola Iberia, por considerarem que estas "juntaram-se às acções de terrorismo de Estado promovidas pelo governo dos Estados Unidos".
Já esta sexta-feira, Washington advertiu que agirá "muito em breve" em terra contra "narcotraficantes da Venezuela" e Caracas apelou ao estado de prontidão da força aérea venezuelana para defender o território, numa escalada da tensão entre os dois países.
"Provavelmente já se aperceberam que as pessoas já não querem entregar [droga] por mar, e nós vamos começar a impedi-las por terra. Além disso, por terra é mais fácil, e isso vai começar muito em breve. Avisámo-los para pararem de enviar veneno para o nosso país", disse Donald Trump na quinta-feira num telefonema com militares por ocasião do Dia de Ação de Graças. (RM /NMinuto)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.