
O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff morreu aos 81 anos.
A informação foi divulgada pela conta oficial do artista nas redes sociais nesta segunda-feira (24). Jimmy foi um dos principais responsáveis pela popularização do reggae no cenário internacional.
O post assinado pela esposa dele, Latifa, afirma que o cantor morreu em decorrência de uma convulsão seguida de pneumonia.
"É com profunda tristeza que compartilho a notícia de que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e colegas de trabalho que compartilharam sua jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi a força dele durante toda a sua carreira. Ele realmente apreciava o carinho de cada um dos fãs. Jimmy, meu querido, que você descanse em paz. Seguirei seus desejos. Espero que todos respeitem nossa privacidade neste momento difícil. Mais informações serão fornecidas posteriormente. Até logo, lenda. Latifa, Lilty e Aken”, disse no post.
Jimmy Cliff era considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por levar o género ao cenário internacional.
A carreira na música começou aos 14 anos de idade.
O primeiro sucesso foi a canção “Hurricane Hattie”, no início da década de 1960. Cliff também estrelou no cinema. O filme The Harder They Come, de 1972, ajudou a popularizar o reggae pelo mundo, tornando Jimmy Cliff famoso internacionalmente
Ele ganhou dois Grammy, com Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012), esse último também apareceu na lista dos “50 Melhores Álbuns de 2012” da Rolling Stones. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.