
O Presidente da República, destaca a necessidade de reforçar a solidariedade e o amor entre os moçambicanos como elemento fundamental na luta pelo desenvolvimento do país.
Daniel Chapo falava, esta terça-feira, na província de Inhambane, na visita efectuada a um orfanato, onde procedeu a entrega de diversos bens, com destaque para produtos alimentares e higiénicos.
O Chefe de Estado que completo 49 anos de idade, esta terça-feira, sublinhou que a entrega de diversos bens ao Orfanato Provincial de Inhambane, faz parte das acções de solidariedade que tem vindo a realizar neste local que acolhe crianças vulneráveis.
Segundo explicou, a escolha do local deve-se às histórias inspiradoras de crianças que ali crescem de forma saudável, graças ao empenho e dedicação do pessoal da instituição.
Durante a visita, Chapo relatou o caso de uma criança cuja mãe tentou abortar, tendo posteriormente abandonado o bebé numa fossa séptica, mas que acabou por sobreviver.
“Tomámos conhecimento da nossa heroína, que sobreviveu a uma situação extremamente difícil. A mãe tentou abortar, mas ela nasceu, foi lançada numa fossa séptica, chorou, foi ouvida, resgatada e hoje está viva, graças a Deus, a crescer”, contou.
Referiu igualmente o caso de uma criança cuja mãe tem deficiência mental, sublinhando o papel das funcionárias da instituição na protecção e educação dos menores.
“As nossas ‘titias’ estão a cuidar das nossas crianças, a criá-las com carinho e responsabilidade”, afirmou.
Chapo observou ainda que, apesar de ser o aniversariante, considerou importante levar um gesto simbólico às crianças da instituição.
“As crianças aqui precisam, e é importante trazermos também um presente, para que possamos partilhar, estar juntos e celebrar este dia em comunhão”, disse.
Recorde-se que, em Dezembro de 2024, o Infantário Provincial de Inhambane foi atingido por um incêndio que destruiu vários compartimentos e mobiliário.
A instituição dispõe de berçário e jardim-de-infância, estando vocacionada para o atendimento de crianças pequenas, incluindo as com necessidades especiais, na província de Inhambane. (RM/AIM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.