Após entregar medalha, Nobel da Paz diz que será presidente da Venezuela

Publicado: 17/01/2026, 15:00
Categoria:

A líder da oposição venezuelana e prémio Nobel da Paz 2025, María Corina Machado, afirmou que será eleita presidente da Venezuela "quando chegar a altura certa e que será "primeira mulher a ocupar esse cargo", numa entrevista ao canal televisivo norte-americano Fox News, esta sexta-feira, transmitida.

"Acredito que há uma missão a cumprir e que transformaremos a Venezuela numa terra abençoada, e que serei eleita Presidente da Venezuela quando chegar a altura certa, e que serei a primeira mulher a ocupar esse cargo", declarou, no programa "Fox and Friends Weekend".
Pouco depois da captura do presidente Nicolás Maduro, agora detido nos Estados Unidos, o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, declarou que Machado, que tinha deixado secretamente a Venezuela em Dezembro para receber o Nobel, não tinha qualificações para liderar o país.

Além disso, falou longamente esta semana com a Presidente interina do país, Delcy Rodríguez -- a vice-presidente do regime de Maduro - a quem não poupou elogios, considerando-a "uma pessoa formidável".
Segundo o diário norte-americano The New York Times, o director da CIA (agência de serviços secretos externos dos Estados Unidos), John Ratcliffe, reuniu-se na quinta-feira em Caracas com Delcy Rodríguez, que se encontra sob sanções norte-americanas.
"Quero servir o meu país onde puder ser mais útil", disse María Corina Machado na entrevista à Fox News.
Inquirida sobre o que espera agora a Venezuela, respondeu: "A liberdade. E não apenas isso, vamos ter um país, como eu sempre digo, que será invejado pelo mundo inteiro".
A entrega da medalha do Nobel da Paz.

Na quinta-feira, Donald Trump ofereceu à líder da oposição venezuelana um almoço, que se realizou longe da comunicação social e após o qual ela lhe ofereceu a medalha do seu prémio Nobel.
"Ele merece-a. Foi um momento muito emotivo", declarou depois à Fox News.

"A María deu-me o seu prémio Nobel da Paz pelo trabalho que eu fiz. Que magnífico gesto de respeito mútuo. Obrigado, María!", escreveu o presidente norte-americano na sua rede social, Truth Social.
O Instituto Nobel Norueguês sublinhou oportunamente na rede social X que o prémio Nobel da Paz "não pode ser retirado, partilhado ou transferido para terceiros", mas que os laureados podem dispor como entenderem da medalha dourada associada à distinção.
"Uma medalha pode mudar de mãos, mas o título de laureado, não", vincou.

A líder da oposição venezuelana colocou a medalha do seu Nobel numa moldura com detalhes dourados e entregou-a a Trump, escrevendo na parte superior: "Com gratidão pela sua extraordinária liderança na promoção da paz".
Acrescentou tratar-se de um gesto do povo venezuelano em reconhecimento das suas acções na abertura do caminho para "a sua liberdade", segundo fotos da cerimónia de entrega na Casa Branca publicadas pelo diário The New York Post. (RM/NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram