Malawi: Busca de consensos com o FMI para retoma de financiamento

Publicado: 02/11/2025, 23:34
Categoria:

Fundo Monetário Internacional (FMI) e governo do Malawi, iniciam esta segunda-feira uma ronda negocial, em busca de consensos para uma possível retoma do financiamento através da Linha de Crédito Ampliada.

O FMI encerrou o seu programa de crédito ampliada de quatro anos com o Malawi em Maio de 2025, devido à incapacidade do governo de aderir às medidas de austeridade acordadas e à dívida externa insustentável.

O Malawi só conseguiu aceder a uma pequena parte do financiamento de 175 milhões de dólares, antes do encerramento.

Nas negociações que terão a duração de 5 dias com lugar a cidade de Lilongwe, o pano de fundo será o fim da fixação da taxa de câmbio, para que seja mais flexível e determinada pelo mercado que, no caso do Malawi, pode ser amplamente alcançada por meio de desvalorização e posterior flutuação para ajudar a sustentar a estabilidade macroeconómica.

Para o credor multilateral, esta medida auxiliaria a economia a absorver choques enquanto reconstrói as suas reservas cambiais, contudo, o governo de Peter Mutharika alega que tal medida poderia elevar drasticamente os preços e agravar a inflação.

O fundo também está pressionando pelo ajuste fiscal focado na receita, a fim de começar a estabelecer credibilidade, fortalecer a equidade e a auto-suficiência, controlar os gastos, reduzir as vulnerabilidades da dívida pública e apoiar o investimento e a desinflação.

O FMI já exigiu a implementação completa do Sistema Integrado de Gestão Financeira e Informação em todas as agências governamentais, a redução das distorções na economia, a adopção de um regime fiscal rigoroso para a mineração, a eliminação de encargos regulatórios, a implementação das recomendações de salvaguarda no Banco Central do Malawi e a continuidade das reformas de governança e transparência.

Analistas económicos como Sylvester Malumba disse que estas condições rigorosas devem ser esperadas pelos malawianos, pois o apoio do FMI vem acompanhado de metas de reforma que precisam serem cumpridas.

Com uma dívida pública total de 21 triliões de kwachas, o equivalente a quase 88% do seu Produto Interno Bruto (PIB), dificulta a obtenção de uma trajectória macroeconómica sustentável para o país. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram