
A Polícia sul-africana diz que está a investigar alegações de que os oitenta quilogramas de cocaína, apreendidos em Midrand, eram provenientes de Moçambique.
Esta quinta-feira, as autoridades policiais sul-africanas anunciaram a apreensão, no início da semana, de cocaína, avaliada em 20 milhões de rands, cerca de 80 milhões de meticais.
A droga foi encontrada num depósito de uma propriedade rural, em Midrand, e, de acordo com a polícia, tinha como destino a cidade do Cabo.
A porta-voz da polícia sul-africana, Athlenda Mathe, disse as autoridades estão a investigar a possibilidade de a rota seguida pela cocaína ter incluído o território moçambicano, antes de entrar na terra do rand.
“Na sequência de informações de inteligência que indicavam a prática de actividades ilegais neste terreno, obtivemos um mandado de busca e apreensão e accionamos a nossa unidade de inteligência criminal, a unidade de combate ao crime organizado e a nossa unidade que lida com a droga de canina. Eles realizaram as buscas e encontraram 80 quilos de cocaína, que vale, no mercado, mais de 20 milhões de rands. Prendemos o proprietário do terreno, que será acusado, entre outros crimes, de posse e tráfico de drogas. Ele está sob custódia e estamos a conduzir novas investigações para determinar a origem das drogas, a rota que percorreram, pois, até ao momento, fomos informados de que estas drogas podem ter vindo de Moçambique. Precisamos verificar como chegaram até aqui, se foram trazidas de autocarro ou camião, qual rota que seguiram e quem mais está a trabalhar com este suspeito", disse.
Athlenda Mathe acrescentou que em conexão com este caso, foi detido um cidadão de 56 anos de idade.
Em Setembro último, a polícia desmantelou um laboratório de drogas em Mpumalanga, uma província que faz fronteira com Moçambique. Na operação foram apreendidos narcóticos avaliados em mais de 350 milhões de rands.
Segundo a polícia, somente este ano, mais de 180 suspeitos, ligados a grandes cartéis de drogas, foram presos, como resultado de uma melhor coordenação de informações e cooperação transfronteiriça.
Acrescenta que o foco, neste momento, é desmantelar toda a cadeia de suprimentos, desde os fabricantes até aos traficantes de rua. (RM Johannesburg)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.