Presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, alerta os partidos políticos que não devem exceder a autoridade da Comissão e fazer alegações incorrectas ou falsas de que têm conhecimento dos resultados antes de serem oficialmente anunciados.
O alerta de Annabel Mtalimanja, surge em consequência das declarações feitas em conferência de imprensa, esta quarta-feira, pelos partidos MCP e DPP, que atribuíam vitória aos seus candidatos presidenciais, Lazarus Chakwera e Peter Mutharika respectivamente.
O Partido do Congresso do Malawi (MCP), através da sua porta-voz, Jessie Kabwila, auto declarou-se ousadamente vencedor das eleições de 16 de Setembro e agradeceu o voto de confiança que os malawianos depositaram em Chakwera.
Enquanto isto, o Partido Democrático Progressista, DPP, através do seu secretário de organização, Sameer Suleman, apelou para que a comissão eleitoral divulgasse os resultados o mais rápido possível, para Peter Mutharika tomar o poder, por ser alegadamente o justo vencedor.
Face a estas declarações, a presidente da comissão eleitoral, Annabel Mtalimanja, lançou um vigoroso apelo sobre este tipo de posicionamentos que podem criar insolência e alterar a ordem e segurança públicas.
Momentos tensos que se vivem no Malawi, quando se aguarda pela publicação oficial dos primeiros resultados pela comissão eleitoral.
Até a última noite, dados não oficiais, continuavam a indicar uma ligeira vantagem para o antigo presidente do país, Peter Mutharika, sobre o actual, Lazarus Chakwera. (RM Bantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.