
As seis comportas e dois auxiliares da Barragem de Massingir, na província de Gaza, estão a efectuar descarregamento de água para o Rio Limpopo.
A situação coloca os distritos de Chókwè, Guijà, Chibuto e Xai/Xai na iminência de inundações ou cheias.
O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, disse que a Barragem de Massingir está na sua cota máxima de armazenamento de água.
Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael.
A bacia hidrográfica de Massingir atingiu a cota de 127, um nível nunca visto antes, que pode levar ao colapso da infraestrutura caso os níveis subam para 131.
Ivan Cuma, responsável da ARA Sul em Gaza, destacou que os níveis de descargas de água provenientes dos países vizinhos, desde a década de 1970, se limitavam à cota 125, mas agora chegaram a 127, liberando águas a uma velocidade de até 10 mil metros cúbicos por segundo.
Diante do aumento do nível das águas provenientes da África do Sul, Botsuana e Zimbabwe, Cuna alertou para o risco de cheias nas cidades de Chókwé, Chibuto, Xai-Xai e na vila de Guijá.
Os 14 descarregadores de cheias estão operando na sua capacidade máxima para minimizar o impacto das águas e garantir a segurança da barragem.(RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.