Cuba sem combustível para aviões a partir desta segunda-feira

Publicado: 09/02/2026, 10:24
Categoria:

O Governo cubano advertiu, este domingo, as companhias aéreas internacionais que operam na ilha que, a partir desta segunda-feira, vai ficar sem combustível para aviões devido ao boicote petrolífero dos Estados Unidos, confirmaram duas fontes à agência espanhola EFE.

As companhias aéreas afectadas - principalmente americanas, espanholas, panamianas e mexicanas - não comunicaram nada sobre esta situação, que não é inédita em Cuba.

Em situações semelhantes anteriores as companhias aéreas resolveram o problema reajustando as suas rotas com paragens extra para reabastecer no México ou na República Dominicana.

A maioria dos voos que ligam a ilha ao exterior cobrem rotas para a Flórida, nos Estados Unidos (Miami, Tampa, Fort Lauderdale), Espanha (Madrid), Panamá (Cidade do Panamá) e México (Cidade do México, Mérida, Cancún), embora Cuba também tenha ligações regulares com Bogotá (Colômbia), Santo Domingo (República Dominicana) e Caracas (Venezuela).

O Governo cubano anunciou na semana passada um duro plano de emergência para tentar sobreviver sem importações de crude e derivados, que incluía o fim da venda de gasóleo, a redução do horário de hospitais e escritórios estatais e o encerramento de alguns hotéis.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou no passado dia 29 de Janeiro uma ordem presidencial que ameaçava com tarifas aduaneiras os países que fornecessem petróleo a Cuba, alegando que a ilha representa um perigo para a segurança nacional do seu país, sem fundamentar.

Cuba produz apenas um terço das suas necessidades energéticas e para o restante recorre a importações da Venezuela (que em 2025 representaram cerca de 30 % do total) e, em menor medida, do México e da Rússia.

O México, através da Presidente Claudia Sheinbaum, de esquerda, anunciou que o seu país continua a negociar uma eventual entrega de petróleo a Cuba sem ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos.

O México anunciou também, este domingo, que está a fazer chegar a Cuba, a bordo de dois navios de apoio logístico da sua marinha nacional, mais de 814 toneladas de alimentos destinados à população cubana.

Esta medida tomada pelo Governo da presidente de esquerda Claudia Sheinbaum ocorre num momento em que o seu país continua a negociar uma eventual entrega de petróleo a Cuba sem sofrer sanções por parte dos Estados Unidos. (RM/ NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram