
O Presidente da República convida empresariado zimbabweano a investir no potencial energético de que Moçambique dispõe.
Daniel Chapo aponta vários projectos, como o Panda Nkwua, gás de Temane e Carvão de Moatize, que podem merecer atenção do sector privado do Zimbabwe.
“Moçambique tem gás, tem água dos rios. Principalmente do Zambeze, estamos neste momento a investir para a ampliação da segunda fase da Hidroeléctrica de Cahora bassa. Temos um novo projecto que é o Mpanda Nkwua, temos agora um projecto de construção, que já está caminhar para o fim, de 450 megawatts para a produção de energia eléctrica com base em gás, em Temane. Podíamos falar de mais centrais a gás, transportar, mas também para aumentar a quantidade e qualidade de energia eléctrica. Temos o carvão de Moatize, também podemos construir centrais e várias outras soluções. Portanto, os nossos países irmãos vizinhos, África do sul, Zimbabwe, Zâmbia, Eswatini, Malawi e tantos outros, estão com o desafio de quantidade e qualidade de energia eléctrica”, disse.
O chefe de estado falava na abertura do Fórum de negócios Moçambique Zimbabwe que teve lugar, este sábado, no quadro da visita de estado do presidente zimbabweano, Emerson Mnangagua, ao país.
Com efeito, o governo zimbabweano pretende capitalizar a experiência de Moçambique na promoção da industrialização, através da instalação de parques industriais.
A pretensão foi manifestada, este sábado, pelo presidente zimbabweano, Emerson Mnangagua, depois de visitar o Parque Industrial de Beluluane, no distrito de Boane, província de Maputo.
No maior parque industrial do país, Emerson Mnangagua, informou-se do processo de funcionamento de uma empresa vocacionada à transformação de matérias primas de aço em produtos acabados, especificamente tubos, bobinas laminadas a quente, entre outros.
No local, o presidente zimbabweano disse ter ficado impressionado com a capacidade produtiva do país. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.