
Millennium Challenge Corporation, rescinde um acordo de 350 milhões de dólares, para a construção de estradas em corredores estratégicos, com vista a impulsionar o agro-negócio, no Malawi.
Em um comunicado, o director executivo da Millennium Challenge Corporation, Dye Mawindo, explicou que a rescisão do acordo está em consonância com a decisão do Governo dos Estados Unidos da América que determinou a suspensão de todo o financiamento governamental daquele país, para projectos estrangeiros.
Mawindo deu a conhecer que o acordo assinado em 28 de Setembro de 2022, com duração prevista de cinco anos, será formalmente rescindido até o dia 19 de Dezembro deste ano.
O programa visava fazer intervenções que deveriam melhorar significativamente as redes de transporte, reduzir os custos para as empresas, fortalecer a administração de terras e aprimorar o ambiente de investimento do Malawi.
O cancelamento deste financiamento, acontece numa altura em que o Banco Mundial, avisou ao Malawi que o país está à beira de um abismo financeiro pior de todas décadas, face a dívidas insustentáveis, déficies crónicos e falhas sistemáticas de governança que ameaçam a estabilidade nacional.
O Banco Mundial afirma que o país está em sua mais grave crise económica da sua história, com o PIB per capita a cair em quatro dos últimos cinco anos.
A pobreza está aumentando, a inflação permanece teimosamente alta e a confiança pública nas instituições económicas se deteriorou drasticamente.
Segundo um relatório, o défice fiscal do Malawi está entre os maiores da África Subsaariana, ultrapassando consistentemente os orçamentos aprovados e violando os parâmetros regionais.
Os gastos governamentais quase dobraram em uma década, de 16% para mais de 30% do PIB, mas a prestação de serviços não melhorou na mesma proporção.
A folha de pagamento do sector público cresceu para mais de 6% do PIB, impulsionada pela expansão descontrolada da força de trabalho, promoções inconsistentes e abuso generalizado de benefícios.
O documento insiste que, com uma liderança decisiva, o Malawi pode reverter sua trajectória, reconstruir a confiança e reconquistar um futuro económico sustentável. (RM Blantyre)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.