RSA. Organização das Comunidades Moçambicanas quer apurar número de moçambicanos detidos no caso Krugersdorp

Publicado: 05/08/2022, 9:02
Categoria:

A Organização das Comunidades Moçambicanas na África do Sul diz que vai interagir com as autoridades sul africanas para apurar o número de moçambicanos detidos supostamente por mineração ilegal em Krugersdorp.

A informação foi avançada pelo Presidente da OCMAS, Feliberto Buyissa, quando convidado a comentar os acontecimentos de Krugersdorp, onde foram detidos mais de cento e cinquenta mineiros:

Na verdade, ontem, os residentes de Kagiso e Mogale, em Krugersdorp, decidiram, eles próprios, agir para acabar com a mineração e imigração ilegais na zona, numa acção que culminou com a morte de pelo menos uma pessoa.

Destruíram várias casas, supostamente habitadas por estrangeiros que praticam o garimpo ilegal e que, na sua óptica, promovem a criminalidade.

A polícia teve que resgatar cerca de vinte estrangeiros, que estavam a ser espancados pelos residentes enfurecidos.

Apesar dos apelos da polícia, os moradores prometem continuar as manifestações até ao fim da mineração ilegal.

Estes protestos são a consequência da violação sexual de oito jovens sul- africanas, semana passada, supostamente por garimpeiros ilegais.

Os acontecimentos de Krugersdorp vêm levantar uma questão atá agora pouco debatida: Para quem trabalham estes estrangeiros que fazem o garimpo em minas abandonadas ?  (RM Pretória)

Tags: ,,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram