RSA. Painel independente para investigar roubo de dinheiro na fazenda de Ramaphosa

Publicado: 15/09/2022, 19:45
Categoria:

A Presidente do Parlamento sul-africano anuncia a composição do painel independente que vai investigar os contornos de roubo de avultadas somas de dinheiro na fazenda do presidente Cyril Ramaphosa, em Phala Phala, na provincia de Limpopo.
Num comunicado divulgado, esta quarta-feira, Nosiviwe Mapisa-Nqakula nomeia o antigo presidente do conselho constitucional, Sandile Ngcobo, como presidente do painel.
Sandile Ngcobo foi presidente do tribunal constitucional, de 2009 a 2011, durante o consulado de Jacob Zuma.
Os outros dois elementos do painel independente são a antiga juíza da divisão de Gauteng do Supremo Tribunal, Thokozile Mapisa e o professor associado de direito público, na Universidade da Cidade do Cabo, Richard Calland.
O comunicado do parlamento sul-africano esclarece que estes três nomes foram escolhidos, pela presidente, após uma cuidadosa consideração dos nomes propostos pelos partidos políticos.
Pesaram para a escolha dos três, as sua credenciais, a necessidade de garantir o equilíbrio de género e demográfico e a disponibilidades deles para servir o painel independente.
Este painel tem a missão de avaliar e determinar se há ou não matéria para o inicio do processo de impeachment do presidente Cyril Ramaphosa, na sequência do caso de roubo de dinheiro na fazenda de Phala Phala.
Em Junho passado, o gabinete do provedor e a polícia abriram processos de investigação que estão em curso.
Cyril Ramaphosa é acusado de ocultar o roubo à polícia e autoridades fiscais, de sequestrar e comprar o silêncio dos assaltantes que se apoderaram de elevadas somas de dinheiro, numa das propriedades do presidente.
Ramaphosa, nas poucas vezes que abordou o assunto, admite a ocorrência do roubo mas nega as alegações de sequestro e suborno ( RM Pretória).

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram