Rússia afirma ter abortado ataques do grupo 'jihadista' Estado Islâmico

Publicado: 01/07/2021, 19:23
Categoria:

As autoridades russas indicaram hoje terem abatido um presumível membro do grupo 'jihadista' Estado islâmico (EI) e detido outro, acusados de estarem a preparar ataques em Moscovo e no sul da Rússia.

"Agindo sob ordens dos líderes do grupo terrorista, dois cidadãos russos planeavam ataques simultâneos em Moscovo e na região de Astrakhan com o uso de armas de fogo e facas em locais particularmente frequentados", referiram os serviços de segurança russos (FSB), num comunicado.
Segundo o FSB, o presumível 'jihadista' em Astrakhan "opôs resistência armada à prisão e foi eliminado", enquanto o segundo foi detido em Moscovo.
Nenhum membro das forças de segurança ficou ferido.
O FSB, agência dos serviços secretos russa que sucedeu ao KGB, adiantou ter encontrado "armas automáticas e munições, uma granada e literatura religiosa extremista" nas casas dos suspeitos, mas não precisou a data das ocorrências.
As autoridades russas costumam, com frequência, anunciar que frustraram planos de ataques do grupo EI, cuja influência permanece limitada na Rússia, apesar de alguns ocorrerem periodicamente, em particular nas repúblicas predominantemente muçulmanas do Cáucaso, como a Chechénia, Inguchétia e Daguestão.
Em abril de 2017, o grupo EI assumiu a responsabilidade por um ataque em que morreram dois polícias em Astrakhan, cidade a várias centenas de quilómetros das repúblicas russas do Cáucaso.(RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram