Rússia promete resposta severa a sanções da UE

Publicado: 24/02/2022, 18:17
Categoria:

A Rússia prometeu hoje uma resposta severa às sanções europeias que venham a ser tomadas, garantindo que "não impedirão" a assistência de Moscovo aos separatistas na guerra contra a Ucrânia.

"De acordo com o princípio da reciprocidade, que é a base do direito internacional, tomaremos medidas severas de retaliação", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, num comunicado.
"As medidas hostis da União Europeia (UE) contra a Rússia (...) não podem impedir o desenvolvimento gradual" dos laços entre Moscovo e os separatistas na Ucrânia, bem como a "prestação de assistência a estes últimos", acrescentou a nota da diplomacia russa.
Os países ocidentais preparam-se hoje para aplicar graves sanções económicas contra a Rússia, visando em particular o seu acesso aos mercados financeiros e comerciais europeu e norte-americano.
A UE já introduziu um pacote de medidas de restrições das capacidades de financiamento do Estado russo, incluindo o seu Governo e o seu Banco Central.
Berlim, por sua vez, suspendeu esta semana a certificação do novo gasoduto estratégico que liga a Rússia à Alemanha, contornando a Ucrânia, Nord Stream II.
A Rússia lançou hoje de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ataque responde a um "pedido de ajuda das autoridades das repúblicas de Donetsk e Lugansk", no leste da Ucrânia, cuja independência reconheceu na segunda-feira, e visa a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram