A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) já alcançou um consenso sobre o apoio a ser prestado a Moçambique para fazer face ao terrorismo em Cabo Delgado.
O consenso foi alcançado na Reunião do Comité Ministerial do órgão da SADC mais Moçambique, realizada esta quarta-feira, na cidade de Maputo, segundo a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
“Já há um entendimento comum sobre a natureza da ameaça. Há clareza sobre as necessidades, meios e modalidades que permitam os países canalizarem o seu apoio com urgência. Os países da SADCC que estiverem disponíveis a apoiar o nosso país poderão o fazer de acordo com a sua capacidade, a partir de agora”, disse.
Entretanto, a Cimeira Extraordinária da troika do Órgão da SADC, que estava agendada para hoje, foi adiada, devido a indisponibilidade dos Presidentes da África do Sul e do Botswana.
Motivos de força maior ditaram o adiamento da cimeira, segundo a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.