SADC estende mandato da missão militar em Cabo Delgado

Publicado: 18/08/2022, 8:12
Categoria:

Quadragésima segunda Cimeira ordinária da SADC decide estender por um ano o mandato da missão militar da Organização (SAMIM), que apoia no combate ao terrorismo em Cabo delgado, norte de Moçambique.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Kinshasa, na República Democrática do Congo, pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, após o encerramento da 42ª cimeira ordinária da SADC.

Segundo Manuel Gonçalves, esta foi uma das decisões tomada depois de um debate franco e profundo entre os chefes de Estado e de Governo sobre a situação política, económica e social da região.

Ainda no capítulo do combate ao terrorismo em Cabo Delgado, Gonçalves frisou que o Presidente da República, Filipe Nyusi, que chefiou a delegação moçambicana à cimeira de Kinshasa, manifestou, na ocasião, condolências às famílias que perderam seus entes envolvidos na missão militar de apoio ao combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

Por outro lado, Manuel Gonçalves disse que a 42ª cimeira da SADC encorajou a preparação das eleições em Angola e Lesotho.

A fonte anunciou ainda que em sede da Cimeira, que decorreu à porta fechada, os Estados membros adoptaram o memorando do acordo visando a criação do Centro de Operações Humanitárias da SADC, sediado em Nacala, na província de Nampula, para dar resposta a questões humanitárias na região. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram