SADC. Lazarus Chakwera passa presidência rotativa ao homólogo congolês Felix Tshisekedi

Publicado: 17/08/2022, 9:34
Categoria:

Presidente do Malawi e em exercício da SADC Lazarus Chakwera, afirma ter contribuído com sucesso para a integração regional, crescimento económico e estabilidade na região.

Chakwera que passa hoje, a presidência rotativa da SADC ao seu homólogo congolês Felix Tshisekedi, disse que durante a sua presidência, defendeu a implementação da área de comércio livre para estimular o seu rápido desenvolvimento.

O chefe de estado malawiano e presidente em exercício pela SADC, explicou que durante o mandato, empenhou-se no apoio à implementação de um protocolo de indústria regional, para fortalecer a economia dos estados membros, sem depender exclusivamente da exportação de recursos brutos.

Lazarus Chakwera falava no Aeroporto internacional Kamuzu Banda, na cidade de Lilongwe, à caminho de Kinshasa, República Democrática do Congo, onde vai participar na 42ª Cimeira da SADC.

Po sua vez,  ministra malawiana das Relações Exteriores, Nancy Tembo, destaca que Chakwera desempenhou um papel fundamental na promoção da paz e estabilidade na província de Cabo Delgado, alvo de ataques terroristas.

Destacou igualmente avanços na implementação de projectos de interligação, prioritários na SADC, que visam ligar Angola, Malawi e Tanzânia à rede do sistema de energia da África Austral.

Nancy Tembo, disse ainda que Chakwera promoveu o reforço dos sistemas de irrigação para garantir a segurança alimentar na SADC, e a adesão aos acordos e políticas de emprego existentes.

Sob o lema: “Promover a industrialização por meio do agro-processamento, beneficiamento mineral e cadeias de valor regionais para um crescimento económico inclusivo e resiliente” a Cimeira irá rever o progresso na Integração Regional em linha com as aspirações da SADC, para uma região industrializada, pacífica, inclusiva, competitiva e de rendimento médio a alto. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram