Secretário da Defesa dos EUA na Índia para reforçar laços militares

Publicado: 19/03/2021, 10:35
Categoria:

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, chega à Índia nesta sexta-feira para reforçar os laços militares entre os dois países, na primeira visita de alto nível desde a eleição de Joe Biden como Presidente.

 

Austin aterra em Nova Deli exatamente uma semana após o primeiro encontro entre os líderes do chamado "quad", uma aliança entre os EUA, Índia, Japão e Austrália criada em 2007 em resposta à crescente aposta militar de Pequim.

A proximidade dos dois eventos realça a importância, dizem os peritos, que Biden atribui à região.

Sem uma agenda oficial ainda disponível, Austin irá encontrar-se com o seu homólogo indiano, Rajnath Singh, e outros oficiais de segurança do país asiático.

O objetivo declarado de Austin é "aprofundar a principal parceria de defesa EUA-Índia e avançar na cooperação entre os países para uma região livre, próspera e aberta do Indo-Pacífico e Oceano Índico Ocidental".

Um discurso repetido por funcionários norte-americanos, que se esforçam por formar um bloco de contenção aos desejos expansionistas na região por parte de Pequim, cuja relação com Washington se deteriorou dramaticamente durante a presidência de Donald Trump.

Nova Deli é a última etapa da viagem diplomática de Austin, que juntamente com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, passaram pelo Japão e pela Coreia do Sul, com uma agenda igualmente marcada pela China. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram