Sector de educação expulsa professores mal contratados no Niassa

Publicado: 17/07/2021, 16:07
Categoria:

A Direcção Provincial de Educação no Niassa acaba de expulsar oitenta e oito dos noventa e cinco professores de vários níveis do distrito de Mecanhelas suspeitos de serem contratados ilegalmente.

 

A decisão foi anunciada esta sexta-feira em Mecanhelas pela Directora Provincial de educação no Niassa, Alocre Saide num encontro com este grupo de professores.

Os noventa e cinco professores considerados ilegais viram os seus salários suspensos em Maio passado e estavam aguardando pelos trabalhos da inspecção do sector de educação provincial que concluíram a existência de irregularidades no processo de contratação dos oitenta e oito docentes.

Alguns professores que acabam de ser expulsos consideram de injusta  e surpreendente a decisão tomada pelo sector de educação no Niassa.

Entretanto, o director dos serviços distritais da Educação, Juventude e Tecnologia no distrito de Mecanhelas, Xavier Renade disse que inicia esta segunda-feira o levantamento das escolas que viram os seus professores expulsos para a reorientação das turmas.

A fonte não afasta a hipótese de que os professores do distrito vão enfrentar uma sobrecarga horária, apesar das novas contratações a serem efectuados depois dos levantamentos.

O caso “ Professores ilegais em Mecanhelas” que vinha desde Maio do ano corrente conheceu o seu desfecho esta sexta-feira com a expulsão de oitenta e oito dos noventa e cinco docentes de vários níveis suspeitos.

Este ano, o distrito de Mecanhelas matriculou perto de noventa mil alunos de vários subsistemas de ensino. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram