"Segredos obscuros do Universo". Nobel da Física atribuído a 3 cientistas

Publicado: 06/10/2020, 13:55

O prémio foi atribuído aos cientistas Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez.

Nobel da Física foi atribuído ao físico britânico Roger Penrose, ao alemão Reinhard Genzel e à norte-americana Andrea Ghez, anunciou esta terça-feira o secretário-geral da Academia, Goran Hansson, em Estolcomo.
O prémio foi atribuído a descobertas na área dos "segredos mais obscuros do Universo", sendo que uma parte foi dada a Roger Penrose, pela descoberta de que os buracos negros são uma previsão robusta da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, e a outra foi dada aos cientistas Reinhard Genzel e Andrea Ghez pela descoberta de um objecto massivo compacto no centro da nossa galáxia.
No anúncio, o Comité ainda esclareceu que metade do prémio - cujo valor total é de mais de 953.000 euros - vai para Roger Penrose e a outra metade será partilhada entre Reinhard Genzel e Andrea Ghez.
Também no ano passado, o Nobel da Física foi atribuído a três cientistas pelos seus trabalhos na física dos lasers, designadamente, Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland.
Este é o segundo dos Prémios Nobel a ser anunciado este ano, sendo que o primeiro foi o da Medicina atribuído, ontem, aos cientistas Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice, pela descoberta do vírus da Hepatite C.
Segue-se amanhã o da Química. Na quinta-feira será atribuído o Nobel da Literatura e na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz. O último anúncio será feito no dia 12 de Outubro e determinará o vencedor do Nobel da Economia.
Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte de sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que actualmente chegam aos mais de 953.000 euros. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram