“Situação político-militar de Moçambique é estável” -PR

Publicado: 11/11/2022, 20:30
Categoria:

O Presidente da República caracteriza de melhor e relativamente calmo, o ambiente que se vive em Cabo Delgado em resultado das acções conjuntas de combate ao terrorismo.

Filipe Nyusi disse que apesar de alguns registos de ataques esporádicos em Cabo Delgado, Nampula e Niassa, as forças de defesa e segurança apoiadas pela SAMIMI e forças ruandesas, estão a ganhar terreno e o resultado é visível.

No País, explicou Filipe Nyusi, todas as instituições públicas e privadas encontram-se em pleno funcionamento.

“A situação político-militar de Moçambique é estável mas muitos não compreendem quando a gente diz estável. A nossa é caracterizada pelo normal funcionamento de todas as instituições do estado e privadas, as empresas, o parlamento está reunido, falam mas estão reunidos lá, com segurança, assim como a livre circulação de pessoas e bens, aqui quando chegam pessoas, mesmo em Pemba. Quando fizemos estudos agora na área da indústria e turismo, o turismo está mais forte em Cabo delgado, Pemba”, disse.

Em zonas antes atingidas pelas acções dos grupos extremistas, a população está neste momento a regressar paulatinamente e o governo está atento para apoiar os concidadãos a reconstruir a vida.

É daí que o Chefe de Estado endereça uma mensagem de encorajamento, aos membros das Forças de Defesa e Segurança que, apesar das adversidades, encontram-se no terreno a lutar pela soberania do País.

O Chefe de Estado falava na Matola, durante a cerimónia de encerramento do ano académico no Instituto Superior de Estudos de Defesa tenente general Armando Guebuza. (ISEDEF)

O acto foi marcado pela graduação de quadros superiores nos ramos da defesa e licenciatura, em regime pós laboral, esta última modalidade dedicada a cidadãos civis, no âmbito de um memorando entre a instituição e o governo da província de Maputo. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram