Pelo menos 25 pessoas morreram, 21 estão desaparecidas e há mais de 38 mil deslocadas em Madagáscar, em consequência da tempestade tropical Cheneso que atingiu a ilha há 10 dias, segundo um balanço oficial feito este domingo.
O balanço é do Gabinete de Gestão de Riscos e Desastres e eleva o número de vítimas mortais referidas na anterior avaliação, que era de 22.
A agência governamental indica ainda que no total 83.181 pessoas foram afectadas pelo mau tempo que atingiu esta ilha no Oceano Índico.
A tempestade tropical de 19 de Janeiro, apelidada de Cheneso, provocou inundações e o corte das estradas que levam à capital, Antananarivo.
Chegou a atingir temporariamente características de um ciclone tropical, com ventos de 118 a 166 quilómetros por hora, tendo depois diminuído de intensidade ao atingir a ilha.
Na África Austral, a temporada de ciclones decorre de Novembro a Abril e Madagáscar sofre regularmente consequências devastadoras.
Em Fevereiro de 2022, pelo menos 120 pessoas morreram no país por impacto do ciclone tropical Batsirai.
Os países da África, observou recentemente a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), são responsáveis por apenas 4% das emissões globais de carbono, mas são afectados desproporcionalmente pela crise climática e pela degradação ambiental. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.