Sobe para 56 número de mortos em ataque contra mesquita no Paquistão

Publicado: 04/03/2022, 16:29
Categoria:

O balanço de vítimas no ataque bombista perpetrado esta sexta-feira contra uma mesquita xiita na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, subiu para 56 mortos e 194 feridos, avançou fonte do hospital local.

 

O anterior balanço dava conta de 45 mortos e 65 feridos.

"Um total de 56 pessoas morreram e outras 194 ficaram feridas. Entre os feridos, 50 estão em estado crítico", disse um porta-voz do Hospital Lady Reading de Peshawar, Muhammad Asim Khan, citado pela agência francesa de notícias AFP.

Segundo a polícia local, a explosão aconteceu quando as pessoas estavam reunidas na mesquita Kucha Risaldar para as orações de sexta-feira, o dia sagrado para os muçulmanos.

As autoridades admitem que o número de mortos ainda deve aumentar, já que muitos dos feridos estão em estado crítico.

O chefe da polícia de Peshawar, Muhammed Ejaz Khan, acrescentou ainda que dois agressores armados abriram fogo contra a polícia do lado de fora da mesquita, que fica localizada na zona velha da cidade.

Várias ambulâncias foram deslocadas para o local e os feridos foram levados para o Hospital Lady Reading.

Nas emergências do hospital instalou-se o caos. Enquanto os médicos estavam a levar os feridos para as salas de cirurgia, centenas de familiares reuniram-se do lado de fora da unidade hospitalar e imploravam por informações sobre os feridos.

Pelo menos 150 pessoas estavam no interior da mesquita no momento da explosão, disseram testemunhas, citadas pela agência de notícias Associated Press (AP).

O ataque ainda não foi reivindicado, mas tanto o grupo extremista Estado Islâmico (EI) como o braço paquistanês dos talibãs já realizaram ataques semelhantes na região, localizada perto da fronteira com o Afeganistão.

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, já condenou o atentado.

Nos últimos meses, a violência tem aumentado no Paquistão. Dezenas de militares foram mortos em vários ataques a postos avançados do exército ao longo da fronteira com o Afeganistão.

O Paquistão pediu ao Governo afegão que entregue os insurgentes talibãs paquistaneses que, segundo as autoridades de Islamabad, estão a planear os seus ataques a partir do Afeganistão.

Os talibãs, no poder no Afeganistão desde agosto, dizem que o seu território não será usado para realizar ataques, mas até agora não entregaram qualquer extremista ao Paquistão. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram