
Três mil hectares com culturas diversas são dados como perdidos no distrito de Machanga, em Sofala devido as inundações provocadas pelo transbordo do rio Save.
A situação afecta mais de novecentas famílias camponesas da vila-sede e das localidades de Mavinga, Javane e Zimuala, bem como do posto administrativo de Divinhe.
O administrador do distrito de Machanga, José Lopes, diz que neste momento decorre o levantamento das quantidades necessárias de sementes para apoiar os produtores afectados pelas enxurradas.
“Das culturas afectadas, cerca de noventa por cento podemos considerar todas elas perdidas. Felizmente do registo que estamos a ter do rio Save, é que o caudal tende a descer dia após dia e neste momento estamos com cerca de 5.10 metros e de lá para cá, a tendência é mesmo de reduzir. Temos ainda alguns bairros inundados“ , afirmou. Neste momento, o posto administrativo de Divinhe está sem comunicação, via terrestre, com a sede do distrito. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.