Sudão: Acordo de paz entre o governo de transição e os rebeldes

Publicado: 04/10/2020, 6:26
Categoria:

O governo de transição do Sudão e vários movimentos rebeldes daquele país assinaram neste sábado, 03, em Juba, um acordo de paz, com o compromisso destes desmobilizarem os seus efectivos e integra-los às Forças armadas.

A assinatura do memorando, a que assistiram diplomatas tchadianos, qataris, egípcios, da UA e da ONU, visa a acabar com cerca de 17 anos de guerra civil.
O acto é uma prioridade do governo de Khartoum composto por militares e civis, depois da revolta popular que derrubou o antigo Presidente Omar Al Bachir, a 11 de Abril de 2019.
Sob o regime de Al-Bachir, os rebeldes saídos das minorias étnicas que se consideravam marginalizadas num país confrontado com uma grave crise económica, com a perda dos 3/4 das suas reservas de petróleo desde a independência do Sudão do Sul , em 2011.
Com oito protocolos, os mesmos tratam da propriedade das terras, da Justiça transicional, das reparações e compensações, do desenvolvimento do sector nómada e pastoral, e o regresso dos refugiados.
O acordo estipula que os movimentos armados devem ser desmantelados e os seus combatentes serem integrados nas Forças armadas, que serão reorganizadas e serem representativas de todas as componentes do povo sudanês. (RM /Angop)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram