Surto da cólera no Malawi. Alerta sobre possível sobrecarga do sistema de saúde

Publicado: 29/09/2022, 10:36
Categoria:

Fundo de Emergência das Nações Unidas para a Infância e a Organização Mundial da Saúde, alertam sobre uma possível sobrecarga do Sistema de Saúde do Malawi, face a propagação do surto da cólera, que já matou pelo menos 100 pessoas, em 22 distritos.

As estatísticas do Ministério da Saúde indicam que, até Agosto último, a cólera afectava um total de 12 distritos, e um mês depois, o número de distritos afectados duplicou.

Neste momento, apenas seis distritos do país ainda não foram atingidos pelo vibrião colérico, motivo de preocupação das autoridades governamentais.

Mesmo com a vacinação massiva contra a cólera e a observância rigorosa das regras básicas de saúde e higiene, o governo de Lilongwe não consegue conter o alastramento da doença.

Até último domingo, os dados indicavam o registo de 99 óbitos e um cumulativo de 3.314 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cólera mata três a quatro pessoas em 100 casos diagnosticados, o que contraria a taxa de mortalidade estabelecida pela OMS, que não deve ser superior a uma num universo de 100 pessoas.

Face a situação, o Ministério da Saúde projecta realizar um estudo para determinar as causas do aumento de casos de cólera numa estacão seca.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Adrian Chikumbe, reconhece que seja normal ter um surto de cólera durante a estação seca, mas o problema reside na resistência da doença face às múltiplas medidas de contenção.

O Malawi registou o primeiro caso de cólera em Março deste ano no Hospital Distrital de Machinga, e a partir daí a doença se espalhou para mais seis distritos da região sul entre Abril e Agosto.

Neste momento todos distritos da região sul, centro e parte do norte estão afectados pela doença. ( RM /NMinuto)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram