Tempestade passa a ciclone Guambe ao largo da costa moçambicana

Publicado: 19/02/2021, 10:51
Categoria:

A tempestade tropical Guambe transformou-se esta sexta-feira num ciclone tropical cujo centro deverá passar a 100 quilómetros da costa moçambicana, anunciou o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

"O coração do ciclone deverá manter-se a cerca de 100 a 150 quilómetros da costa moçambicana, com uma passagem mais próxima nas próximas horas", de acordo com o INAM.

Um avanço para terra, entrando em solo moçambicano, "está praticamente excluído", devendo o ciclone seguir para sudoeste, em direcção ao mar alto, acrescenta.

Ainda assim, espera-se uma nova vaga de vento e chuva forte no sul de Moçambique, até domingo, no seguimento de outras intempéries que têm afectado a região nas últimas três semanas, provocando inúmeras inundações.

Moçambique está em plena época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de Outubro e Abril, com tempestades oriundas do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

Este ano milhares de pessoas já foram afectadas.

As mais graves foram a tempestade Chalane, no final de 2020, e o ciclone Eloise, em Janeiro, com um balanço oficial total de 19 mortos, mas relatos de autoridades locais apontam para o dobro. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram