Termina repatriamento de famílias moçambicanas do Malawi

Publicado: 01/08/2022, 10:17
Categoria:

Terminou com sucesso o processo de repatriamento das mil e seiscentas famílias do distrito de Morrumbala, na Zambézia, que se tinham refugiado no distrito de Nsanje no Malawi, devido as cheias provocadas pelo ciclone tropical Ana.

A operação, que durou sete dias, consistiu na evacuação de pessoas por vias terrestre e fluvial, num processo liderado pelo Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD), com o apoio do Alto Comissariado de Moçambique, no Malawi, governo do distrito de Morrumbala e do Malawi e parceiros de cooperação.

As famílias, foram reassentadas nos postos administrativos de Megaza e Chire, no distrito de Morrumbala, colocando fim de um martírio de seis meses.

O director nacional de Prevenção e Mitigação no INGD, César Tembe, afirmou ter sido esta, uma nova experiência, facto que vai merecer uma análise profunda para se evitar casos futuros.

Tembe reconhece que em situações calamitosas é difícil controlar a população contudo, algo pode se evitar, criando centros de emergência nas zonas de origem.

O alto comissário de Moçambique no Malawi Elias Zimba, manifestou satisfação pelo facto de se ter alcançado o objectivo do repatriamento das mil e seiscentas famílias. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram