Uma média anual de dezasseis mil toneladas de peixe diverso é capturada na albufeira de Cahora Bassa, na província de Tete.
A quantidade se refere á pesca artesanal onde estão envolvidos cerca de trinta mil e quatrocentos e quarenta pescadores.
A informação foi facultada, esta sexta-feira pela Secretária de estado, em Tete, na abertura do Fórum provincial de Congestão das Pescarias nos distritos banhados pela albufeira de Cahora bassa.
Cristina Mafumo disse que o sector pesqueiro emprega na Província mais de dois mil trabalhadores permanentes com uma produção média de oito mil oitocentas e oitenta e duas toneladas.
“ Nos últimos anos têm-se registado fenómenos naturais. Aqui quero dizer que as mudanças climáticas, ouvíamos falar, mas hoje já é uma realidade. Visitei há dias Cahora bassa, na conversa que fui tendo com alguns pescadores, com a comunidade, incluindo o distrito de Mágoè, é que para a zona de Cahora Bassa estamos a registar um abaixamento significativo do caudal”, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.