Tete. Ensaio de 10 variedades de trigo e 2 de cevada

Publicado: 15/09/2022, 20:36

Dez variedades de trigo e duas de cevada, estão a ser ensaiadas, em Tete, desde Maio passado, para aferir a sua adaptabilidade às condições agro- ecológicas da província.

Trata-se do primeiro ensaio específico destas culturas, que está a ser executado no distrito de Tsangano, que a par de Angónia, além de possuir solos adequados para a sua prática, já produz trigo em pequena escala.

Espera-se que até ao fim deste mês de Setembro, após a colheita e processamento, faça-se outro ensaio de rendimento e níveis de adubação, para posteriormente produzir sementes para serem multiplicadas na província.

A acção está a ser desencadeada pelo Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias, para o Desenvolvimento Comunitário de Angónia, numa área de meio hectare.

O delegado do centro, Belmiro Rogério, fez saber que que a cevada em ensaio, é de ciclo curto, uma espécie adaptável a solos com características como as de Tsangano onde decorrem os estudos. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram