Tete.  Produtores de Chifunde clamam por mercado para comercialização de excedentes agrícolas

Publicado: 15/08/2022, 21:15
Categoria:

Produtores do distrito de Chifunde, na província de Tete, clamam por um mercado interno, para a comercialização de excedentes agrícolas.

São maioritariamente produtores das localidades de Nkhanta, Bolimo e Mualadzi, regiões mais produtivas, daquele ponto da Província.

 Na óptica dos produtores, para evitar a perda de excedentes, a única saída tem sido a venda para os intervenientes de comercialização das repúblicas da Zâmbia e do Malawi.

 A situação prende-se essencialmente pela precariedade das vias de acesso para o escoamento dos excedentes, para os centros de comercialização do distrito e da Província.

 A administradora de Chifunde, Helena Zebedias, disse que para reverter o cenário, o governo está a intervir nos troços considerados críticos.

 Segundo Helena Zebedias os produtores estão a ser sensibilizados a esperar pelo momento de maior procura dos cereais, para compensar os esforços de produção.

 O distrito de Chifunde em Tete, destaca-se na produção da soja e tabaco, culturas de rendimento, que estão a contribuir na melhoria da renda familiar. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram