Tete tem dispositivo de controlo de autenticidade de testes da Covid-19

Publicado: 18/02/2021, 12:21

A província de Tete, conta com um dispositivo para controlar a autenticidade dos exames de testes da Covid-19 em passageiros, que queiram deslocar-se para o estrangeiro.

 Trata-se de um dispositivo digital interligado com um sistema informático do Instituto Nacional de Saúde, alocado recentemente no distrito de Angónia no posto  de  travessia de Calomue, entre Moçambique  e Malawi.

Pretende-se com este aparelho de ponta, detectar em tempo recorde todos os exames para a covid-19 falsificados e reportar ao Ministério da Saúde o esquema fraudulento.

A escolha de Calomue deve-se ao facto de aquela fronteira estar a registar maior afluxo de transporte de carga e de passageiros em trânsito para a república do Malawi.

Segundo o chefe do departamento de saúde pública no serviço provincial de saúde de Tete, até ao momento ainda não foi reportado nenhum caso relacionado com a falsificação de documentos de viagem.

Hélder Dombole explicou que ainda na linha de fronteira, equipas conjuntas desenvolvem acções de sensibilização e de vigilância para evitar casos de infecções massivas do novo Coronavírus.

A província de tete, possui uma linha de fronteira de aproximadamente mil e quinhentos quilómetros com as repúblicas da Zâmbia, do Zimbabwe e do Malawi. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram