Transportadores de passageiros da cidade de Maputo retomam actividade

Publicado: 04/07/2022, 21:57
Categoria:

Os transportadores de passageiros da cidade de Maputo já retomaram o exercício da sua actividade, em resultado do acordo alcançado no princípio desta tarde, pelo Governo e a Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO).

O acordo prevê que o governo subsidie nos próximos seis meses os combustíveis aos transportadores rodoviários.

 Assim, a tarifa dos transportes não vai sofrer agravamento, garante o presidente da FEMATRO, Castigo Nhamane.

“Estamos a garantir o retorno dos autocarros e mini-buses para a estrada a trabalharem e a cobrar a tarifa actual. Esta é a garantia que nós estamos a dar aos nossos concidadãos, aos nossos passageiros “ , disse.

 A propósito, o Presidente da República, Filipe Nyusi, já tinha anunciado há dias na cidade da Beira, em Sofala, algumas medidas para fazer face a subida de preços dos combustíveis.

São medidas que, segundo o Chefe de Estado, começaram a ser aplicadas em Março passado.

“ O que fizemos foi retirar, por exemplo 2.4 meticais por litro, a gasolina, retirar 4,8 meticais por litro de gasóleo e petróleo, isso sobre o preço real. Eu falei de Março, onde tiramos 2.4 meticais para a gasolina e 4.8 no real preço, que devia existir. Dissemos, não fica esse real, reduz isso. Voltamos a fazer o mesmo exercício em Maio; do preço real que já reduzia em 2.8, dissemos, subiu lá e o preço real é este, mas reduzindo por 2, continua a ser alto porque nós ontem reduzimos por 2 quando o preço era menor em relação a este outro, que está a vir agora. Então, dissemos vamos fazer 4; aquele de 2.4 passou para 6.4 e o de 4.8 passou para 8.8. Reduzimos para evitar a subida galopante, que não estamos em condições de compreender. Então, vamos encontrar umas medidas temporárias, e nessa primeira fase até 6 meses e depois vamos ver qual é a tendência. Vamos cortar algumas coisas que os ministros terão que explicar melhor o que vão cortar, para eles sozinhos responderem“, disse. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram