Tribunal sul-africano volta a ouvir suspeitos de estupro colectivo de mulheres. 7 são moçambicanos

Publicado: 03/08/2022, 9:10
Categoria:

O Tribunal de Krugersdorp, oeste de Joanesburgo, volta a ouvir, esta quarta-feira, os mais de oitenta suspeitos de estupro colectivo de mulheres, na semana passada.

De entre os suspeitos, sete são moçambicanos.

As investigações em curso é que vão determinar quem realmente estuprou as oito raparigas que participavam nas filmagens de um videoclipe.

Recorde-se que a polícia diz ter recolhido, no local do crime, fluidos de sangue e de sémen.

A maior parte dos mais de oitenta suspeitos foi detida por mineração ilegal, posse de explosivos, armas de fogo e munições e violação da Lei de Imigração.

Enquanto decorrem as diligências para apurar responsabilidades, as vítimas estão a receber assistência das autoridades do município de Mogale, jurisdição do local onde se deu o crime. Quem o diz é a responsavel municipal de segurança, Lídia Lebesa:

Sim, as vítimas estão sendo atendidas. o Município tem sua própria unidade social e ajudamos mesmo tendo em conta que alguns  não são do nosso município, mas porque aconteceu dentro das nossas fronteiras temos que cuidar”, disse.

Esta terça-feira, a polícia deteve outros quarenta e dois garimpeiros ilegais, que operavam em minas desactivadas e abandonadas, na área de West Rand.

As autoridades dizem ter recuperado armas de fogo, ouro processado e mais de trinta telemóveis.

Uma questão que salta á vista é o envolvimento de menores de idade na mineração ilegal. Há mais de duas dezenas de jovens detidos, com idades abaixo dos vinte anos.

Em Março passado, treze moçambicanos estavam entre os setenta e sete mineiros ilegais detidos na provincial do North West. Eles foram acusados de invasão de propriedade, mineração  e imigração ilegal.

A detenção dos setenta e sete  aconteceu após serem resgatados de uma mina abandonada, onde morreram pelo menos dois moçambicanos. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram