Trinta estudantes libertados após sete meses em cativeiro na Nigéria

Publicado: 09/01/2022, 20:39
Categoria:

Trinta alunos e um professor foram libertados por homens armados depois de sete meses postos em cativeiro no estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria, disse uma autoridade local na noite de sábado.

"Trinta alunos do Colégio do Governo Federal, Birnin Yauri, e um professor chegaram a Birnin Kebbi (capital do estado) (...) após a sua libertação", disse Yahaya Sarki, porta-voz do governador do estado de Kebbi.
As vítimas vão ser sujeitas a exames médicos e vão dispor de apoio antes de voltarem para junto das suas famílias, acrescentou a mesma fonte, sem precisar se foi pago algum resgate pela sua libertação e se ainda existem mais vítimas em cativeiro.
Mais de 1.400 crianças foram sequestradas na Nigéria em 2021, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), durante ataques a escolas e colégios por homens armados conhecidos localmente como "bandidos".
Os estudantes geralmente são liberados logo após o pagamento dos resgates, mas 200 ainda estavam desaparecidos em Setembro, informou a ONU.
Em Junho, homens armados atacaram o Colégio da cidade de Yauri, sequestrando 102 alunos e oito funcionários, de acordo com a escola, tendo depois o sequestro sido confirmado pela polícia, sem, contudo, quantificar o número de sequestrados.
Seguranças resgataram oito dos alunos sequestrados e um professor, enquanto os corpos de três alunos foram encontrados no mato.
Em Outubro, os sequestradores libertaram 27 alunos e três funcionários, enquanto um número não especificado foi liberado depois de os seus pais terem negociado com os sequestradores. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram