Trinta mil postos de emprego serão criados no sector das águas nos próximos anos

Publicado: 15/09/2021, 15:08
Categoria:

Trinta mil postos de trabalho poderão ser criados nos próximos anos, no país, com a implementação dos Serviços Sustentáveis, Resilientes e Inclusivos de Abastecimento de Água Urbana.

 

Os referidos postos deverão advir da contratação de vários serviços, com destaque para os de infra-estruturas hídricas resilientes às mudanças climáticas, revelou o Presidente da República.

Filipe Nyusi falava esta quarta-feira, em Maputo, na Conferência de Financiadores para o Reforço do Abastecimento de Água, destinada a angariar 1.8 mil milhões de dólares em investimentos para os próximos 10 anos.

Nyusi garantiu que, até 2030, maior parte da população moçambicana terá acesso a água potável de qualidade, apesar dos eventos calamitosos que destroem infra-estruturas.

Referiu que, neste momento, a taxa de cobertura de água, é de 67% devendo crescer a médio prazo, tendo em conta os programas em desenvolvimento.

A contribuição do sector das águas, para o Produto Interno Bruto, aumentou, de 0.2 em 2020, para 0.3% em 2021.

Este factor, segundo Nyusi, é revelador da necessidade de investimentos.

No entanto, O Presidente da República recomendou aos vários operadores de água a fixar tarifas justas, sobretudo nas zonas de expansão das cidades, enquanto pensam na sustentabilidade dos projectos. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram