UA e Banco Mundial juntos em prol das vacinas Covid-19

Publicado: 15/01/2021, 8:23
Categoria:

 A União Africana (UA) e o Banco Mundial (BM) estão a trabalhar para que os Estados membros tenham acesso aos cerca de 5 mil milhões de dólares para a compra das vacinas da covid-19 encomendadas em seu nome pelo Afreximbank, anunciou, esta quinta-feira, em comunicado a presidência da UA.

De acordo com documento, esse procedimento visa sustentar os esforços da COVAX e acautelar que o maior número possível de doses estejam disponíveis em todo continente africano o mais rápido possível.
“Espera-se que os doadores façam um esforço maior e assegurem que mais vacinas sejam fornecidas por meio da COVAX, já que qualquer novo fardo da dívida dos Estados membros e' difícil a longo prazo”, sublinha o documento.
Acrescenta que embora a iniciativa COVAX seja vital para a resposta de África, a União Africana está preocupada que os volumes da COVAX a serem lançados entre Fevereiro e Junho não se estendam para além das necessidades dos profissionais de saúde da linha da frente e, portanto, podem não ser suficientes para conter o aumento da pandemia em África.

Outro desafio, ressalta o documento da Presidência, e' que a meta de 600 milhões de doses da COVAX irá cobrir apenas cerca de 300 milhões de pessoas em todo continente africano, representando apenas 20% da população.
Cientistas dos Centros Africanos para o Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) informaram que os países precisam de atingir pelo menos 60% da população para reduzir substancialmente a propagação da doença.
A Equipa Africana de Aquisição de Vacinas (AVATT) continua a envolver outros fornecedores para conseguir mais doses. “Dada a natureza virulenta da pandemia da COVID-19, e’ claro que uma ameaça para uma nação e continente acaba por ser também um perigo para todos”, ressalta a nota.
O Presidente da UA, Cyril Ramaphosa, aproveitou a ocasião para elogiar os membros da Equipa de Trabalho de Aquisição de Vacinas de África, Afreximbank, África CDC e todos aqueles que têm trabalhado incansavelmente para acautelar essas vacinas para todo povo de África. (RM /Angop)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram