“Apostando no futuro de África: desbloqueando capital e parcerias para o crescimento sustentável” é título do livro lançado pelo banco global africano, United Bank for África (UBA).
O UBA diz que pretende com o livro “branco”, demonstrar mais o seu compromisso em impulsionar o crescimento sustentável e a transformação económica em todo o continente.
O “White Paper” foi lançado à margem das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, e fornece um roteiro abrangente para acelerar o progresso de África por meio de soluções financeiras inovadoras, reformas políticas e parcerias estratégicas, elevando as prioridades económicas de África à vanguarda das conversas financeiras internacionais.
A obra apresenta um plano detalhado e exequível, concebido para aproveitar as enormes oportunidades económicas de África, ao mesmo tempo que examina áreas de crescimento essenciais, incluindo a facilitação do comércio, o desenvolvimento de infra-estruturas, a inovação digital, o financiamento climático e o crescimento inclusivo.
Ao defender a integração do capital doméstico com alianças globais estratégicas, o documento visa desbloquear cerca de 4 biliões de dólares em activos financeiros domésticos africanos, incluindo 2,5 biliões de dólares em activos bancários comerciais e mais de 1,1 biliões de dólares em capital institucional de longo prazo.
Ao mesmo tempo, de acordo com um comunicado do UBA o livro destaca o potencial de 3,4 biliões de dólares do mercado único da Zona de Comércio Livre Continental Africana.
Para África, este documento representa um avanço crucial na infra-estrutura financeira e no empoderamento económico.
Ele aborda desafios de longa data, como o acesso limitado ao capital e parcerias subdesenvolvidas, propondo soluções que podem acelerar o desenvolvimento sustentável em todo o continente, disse o Presidente do grupo UBA, Tony Elumelu, no lançamento da obra. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.