União Africana e líderes regionais felicitam novo presidente do Quénia

Publicado: 06/09/2022, 9:40
Categoria:

A União Africana felicitou, esta segunda-feira, o presidente eleito do Quénia, William Ruto, no seguimento da validação pelo tribunal dos resultados eleitorais das eleições de 9 de Agosto, a que se juntaram vários líderes no continente.
"As minhas mais calorosas felicitações para o presidente eleito William Ruto por ser declarado o quinto presidente da República do Quénia, depois da confirmação dos resultados eleitorais", afirmou o presidente da comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, numa mensagem divulgada no Twitter.
O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, juntou-se às felicitações a Ruto, destacando a "maturidade democrática do povo do Quénia" e disse estar disposto a "trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento sustentável, a paz e a prosperidade" na região.
Também o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, afirmou esperar trabalhar com Ruto "para fortalecer e melhorar as boas relações históricas entre a Zâmbia e o Quénia, sempre tendo em conta as prioridades comuns dos dois povos".
Os líderes do Uganda e Burundi também publicaram mensagens de felicitações no Twitter, mostrando-se dispostos a fortalecer as relações com o Quénia.
Por seu turno, os Estados Unidos felicitam William Ruto pela sua eleição como Presidente do Quénia.
“Também está de parabéns o povo do Quénia, por concluir de forma pacífica o processo eleitoral", destacou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em comunicado.
Da mesma forma, o chefe da diplomacia norte-americana parabenizou o líder da oposição, Raila Odinga, por "cumprir a decisão do Supremo Tribunal".
"Processos eleitorais transparentes e a resolução pacífica de disputas demonstram a força das instituições democráticas", salientou Blinken
De acordo com os números das eleições, o vice-presidente Wiliiam Ruto venceu as eleições presidenciais de 9 de agosto com 50,49% dos votos, enquanto o antigo primeiro-ministro e líder da oposição, Raila Odinga, apoiado por Kenyatta, ficou com 48,85% dos votos.
Ruto, de 55 anos, tomará posse a 13 de Setembro, tornando-se o quinto presidente do Quénia desde a sua independência, em 1963. (RM /NMiinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram