União Africana pede cessar-fogo "imediato e sem demoras"

Publicado: 25/02/2022, 6:17
Categoria:

O presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, e o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, defenderam, esta quinta-feira, um cessar-fogo "imediato e sem demoras" na Ucrânia, pedindo respeito pelo direito internacional.

Os presidentes "pedem que se respeite integralmente o direito internacional, a integridade territorial e a soberania nacional da Ucrânia", lê-se num comunicado difundido pela União Africana e citado pela agência de notícias espanhola Efe.
No documento, o Presidente do Senegal, que ocupa este ano a presidência da União Africana, e o presidente da comissão expressaram a sua "extrema preocupação pela situação muito grave e perigosa criada na Ucrânia" e pediram que se iniciem negociações políticas "para salvar o mundo das consequências dos conflitos mundiais".
A Rússia lançou, esta quinta-feira de madrugada, uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.
Após o avanço das tropas russas, os mercados mundiais entraram em turbulência, com a queda das bolsas e a subida das matérias-primas.
Estão previstas várias reuniões de emergência: o G7 vai reunir-se por videoconferência, os 27 países da União Europeia estarão numa cimeira em Bruxelas e a NATO convocou uma cimeira em formato digital para esta sexta-feira. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram